segunda-feira, 3 de junho de 2013

Depoimentos de Leitura e escrita




Quanto aos depoimentos apreciei todos, os quais me fizeram refletir e recordar histórias da minha infância Gosto muito como Marilena Chauí  trata à literatura “O mundo é um mundo porque cria mundos”, isto é abre as portas para um mundo novo, e da descoberta do nosso próprio mundo. Gabriel, o pensador Gilberto Gil, que falaram da importância da família e da escola como estimuladoras nos seus processos de leitura e escrita, que foram o que eu mais me identifiquei..
Minha experiência com a leitura iniciou-se na infância. Morávamos em um sitio, numa cidade do interior, tínhamos uma estante com vários livros, pois meus pais sempre foram leitores. Sempre nos finais da tarde, sentávamos embaixo de uma grande mangueira, onde ocorriam às rodas de “causos”. Minha avó contava histórias de assombração, historias até inventadas por ela; mas também histórias infantis da Obra de Monteiro Lobato.
Adorava escutar suas histórias , sentir a troca de experiências tão ricas. Minha imaginação flutuava,me transportava para outros horizontes,lugares desconhecidos foram essas histórias que me fizeram amar tanto a Leitura.
Já na escola, tive bons professores que também me incentivaram a leitura e escrita, li várias obras de nossa literatura que é fantástica como Machado de Assis, José de Alencar etc.. O Livro do “Pequeno Príncipe” que até hoje guardo seus ensinamentos “Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas. “Atualmente gosto de leituras como do autor Sidney Sheldon “Um Estranho no Espelho”,” Se Houver Amanhã”, etc. Acredito que, leitura para mim é algo essencial para o meu desenvolvimento intelectual e crescimento profissional, como disse Danuza Leão leio de tudo um pouco, inclusive historias da matemática.. Agradeço aos meus pais, minha avó, e professores pelo incentivo e ajuda no desenvolvimento dessa prática, e a cada dia tento incentivar meus alunos a ter gosto pela leitura.
Rosana Marta da S.Issy 


Creio que o interesse pela leitura, assim como meus colegas, também surgiu na infância, mas diferentemente de meus colegas que já começaram pelos livros, eu comecei minha curiosidade sobre as palavras quando via meu irmão mais velho lendo gibis e depois ele me mostrava as figuras e contavas a historinhas para mim. Para mim saber desvendar aquilo que estava escrito naqueles balõezinhos dos gibis era um desafio. Mas somente quando entrei para escola e fui alfabetizado que pude então superar tal desafio. E depois então, a leitura foi se tornando mais desafiante agora com livros, que mesclavam figuras e palavras, até se tornar uma rotina. Então, me propus a um desafio ainda maior, de ler o maior livro que tínhamos em casa, que era a Bíblia, comecei a ler aquelas histórias antigas, alguma palavra muito truncada não entendia muito do que estava lendo, mas com o passar do tempo conclui minha missão. Tarefa árdua porem prazerosa.  
 Rogerio Reginado Bergamo

Como a colunista Danuza Leão, tenho uma mania de ler tudo que cai em minhas mãos, desde bula de remédios que me habituei, pois trabalhei na saúde e dou aulas no curso de farmácia, até tabelas nutricionais dos alimentos. Mas uma experiência muito importante na minha vida escolar foi com uma professora de História, ela entrava na sala de aula e pedia para que deitássemos sobre as carteiras. Com uma voz forte e marcante começava a cantar e parecia que ela nos hipnotizava e nos levava a passear pela história, pelos países, pelas guerras, pelos costumes de outros povos. Tudo aquilo que estava no livro didático passava pelos nossos olhos de uma forma clara e significativa. Quando fazia a leitura dos textos aquilo já estava registrado na minha memória.
Ana Paula Aparecida Queiroz


Lendo esses comentários me lembrei da minha infância...  Lembro que adorava ir pra biblioteca da minha escola, que era excelente, e ficar muito tempo escolhendo livros, folheando cada um para ver qual tinha a melhor história para levá-lo para casa. Até meu tempo de faculdade tinha o hábito de sempre pegar livros para durante a semana sair um pouco daquele mundo matemático. Hoje confesso que perdi um pouco esse hábito, com tanto trabalho sinto dificuldade de encontrar tempo, mas sinto muita falta. Também me lembro de uma coleção de livros que me fascinou quando criança... não me recordo o nome mas lembro que eram do meu irmão mais velho e quando ele não precisou mais deixou encostado em uma estante da nossa casa. Certo dia peguei um dos livros e fiquei fascinada com tantas figuras e histórias... falava desde a pré-história até os dias atuais (da época) adorei e ficava todo dia carregando esses livros e relendo as histórias.
 Sandra Patricia Zerbinatti

Hoje a dimensão de literatura infantil é muito mais ampla e importante. Ela proporciona à criança um desenvolvimento emocional, social e cognitivo indiscutíveis, quando as crianças ouvem histórias, passam a visualizar de forma mais clara, sentimentos que têm em relação ao mundo. As histórias trabalham problemas existenciais típicos da infância, como medos, sentimentos de inveja e de carinho, curiosidade, dor, perda, além de ensinarem infinitos assuntos
Reviver lembranças é tão bom...nós achamos que esquecemos, mas elas ficam bem guardadinhas, lendo os comentários dos colegas penso que realmente precisamos passar essa magia para nossos alunos, porque hoje, eles tem preguiça de tudo, ler e interpretar um texto é considerado um absurdo...o ponto negativo da era digital, foi esse, deixou tudo muito frio, sem vida, encontra-se tudo tão fácil, resumos de livros..trabalhos..cadê a conquista? Cadê a criatividade? Que memória leitora pode ser construída assim???
Existem dois fatores que contribuem para que a criança desperte o gosto pela leitura: curiosidade e exemplo. Neste sentido, o livro deveria ter a importância de uma televisão dentro do lar. Os pais deveriam ler mais para os filhos e para si próprios. No entanto, de acordo com a UNESCO (2005) somente 14% da população tem o hábito de ler, portanto, pode-se afirmar que a sociedade brasileira não é leitora. Nesta perspectiva, cabe a escola desenvolver na criança o hábito de ler por prazer, não por obrigação.
Porém, na minha opinião, um dos pilares da educação é a estrutura familiar! Antes de trabalhar na educação eu não tinha ideia de como os pais estão ausentes, a maioria trabalha o dia todo, mas isso não pode ser uma justificativa para a ausência, a falta de tempo é algo que nós criamos e só depende de nós mesmos conseguir administrar. Meus pais sempre trabalharam e a cobrança por notas, tarefas e disciplina nunca diminuíram. O apoio é essencial e contar historinhas desde cedo é um ótimo incentivo!
 (Melina Scarpa Custódio)



6 comentários:

  1. Com certeza a Leitura nos fortalece,nos dá ânimo amplia nossos conhecimentos e ainda nos faz sonhar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nos torna pessoas mais criativas, curiosas e aventureiras!!!!

      Excluir
  2. Melina, realmente a estrutura familiar é muito importante no processo de leitura e escrita

    ResponderExcluir
  3. Com o apoio familiar a indisciplina e a falta de interesse de muitos alunos diminuiriam...precisamos tentar trabalhar essa estrutura, tentar buscar os pais ausentes para dessa forma resgatar nossos alunos. Trabalho em equipe é essencial para garantirmos qualidade na aprendizagem!

    ResponderExcluir
  4. A leitura nos fortalece como seres humanos, pois ainda somos seres em construção, pois podemos aprender a cada dia um pouco mais. Então, nos como professores temos que semear este hábito em nossos educandos, para salientar não somente o aprendizado mas também o carater do cidadão do manhã.

    ResponderExcluir
  5. A motivação para ler será fator preponderante no desenvolvimento dos hábitos de leitura, mas este também recebe influência da família, da escola e da sociedade. Considerando então que na escola onde os indivíduos aprendem a ler e onde exercitam esse aprendizado, o estudo das práticas pedagógicas e da participação da escola nesse processo é essencial.

    ResponderExcluir