Este
plano de aula resulta de um processo de formação de professores da Rede
Pública Oficial de Ensino do Estado de São Paulo, onde por meio da
utilização de investigações, musica como narrativa, pretendemos que a
aprendizagem da matemática torne-se significativa, levando o aprendiz a
realmente construir seu conhecimento.
1-Identificação
Professora: Ana Paula
Disciplina:
Matemática
9º ano
2-Conteúdo
Potenciação: explorando a base
3-Justificativa
O ensino
da matemática possibilita o desenvolvimento do raciocínio lógico, da
criatividade e da capacidade de resolver problemas.O ensino da matemática tem
como objetivo levar o aluno a fazer observações sistemáticas de aspectos
quantitativos e qualitativos do ponto de vista do conhecimento e estabelecer o
maior número possível de relações entre eles.
4-Objetivos
A potenciação
é uma operação que surge em vários problemas de aritmética, álgebra e
geometria. É essencial saber interpretá-la a partir de várias situações em que
a base muda não apenas de valor, mas também no tipo e na qualidade de número.
5-
Estratégias Metodológicas
* Retomar
o conceito de potenciação a partir de problemas de multiplicação com números
naturais.Por exemplo: uma casa possui sete móveis, cada móvel tem setes
gavetas, cada gaveta com sete carteiras, sendo que cada carteira contém sete
notas de 1 real. Quanto de dinheiro há nessa casa, considerando que o dinheiro
é guardado somente nas carteiras?
1 casa => 7 móveis => 7x7 gavetas => 7x7x7 carteiras => 7x7x7x7 reais
7x7x7x7=
74
*
Desenvolver problemas com o conceito de fração em um encadeamento
multiplicativo que conduza à potenciação. Pedir para que os alunos peguem um
barbante cortem pela metade, e que cada uma das metades seja cortada novamente
pela metade. A seguir, que as novas metades sejam cortadas ao meio, produzindo
um jogo de sempre cortar pela metade o que acabou de ser cortado. Se isso
ocorrer cinco vezes e definirmos o comprimento inicial do barbante como igual a
L, teremos:
1/2 de
1/2 de 1/2 de 1/2 de 1/2 de L
1/2 x 1/2
x 1/2 x 1/2 x 1/2 x L = (1/2)5 x L
* A
partir desses dois problemas como uma forma de exercitar o cálculo propor aos
alunos a ideia de ficar mudando o valor da base. depois de uma base com um
número natural e fracionário, que tal explorar os números negativos?
(-2)3 =
(-2)x(-2)x(-2)= -8
(-5)2 =
(-5)x(-5)=25
* Mostrar
a aplicação da potenciação com bases negativas na forma decimal e fracionária:
(-0,5)=
(-0,5)x(-0,5)x(0,5)= - 0,125
(-1/4)2 =
(-1/4)x(-1/4)= 1/16
* Usar
canção das potências para ajudar a lembrar das regras :
* Depois
de cantar e interpretar a música, propor aos alunos novos exemplos de músicas
ou textos que possam
ser trazidos para a sala de aula.
6-
Recursos
- quadro
e giz
-
material xerocado
- sala de informática
- sala de informática
7-Competência
(GIII)
*
Analisar, aplicar, tomar decisão, fazer hipóteses, argumentar e apresentar
conclusões.
8-
Habilidade
Resolver
problemas com números racionais que envolvem as operações(adição, subtração,
multiplicação, divisão, potenciação e radiciação).
9-Avaliação
*
Interesse demonstrado durante a aula;
*
Participação na exposição do tema;
*
Colaboração com os colegas na resolução dos exercícios/ problemas propostos;
*
Aplicação de conhecimentos matemáticos adquiridos anteriormente;
* Uso da
simbologia adequada;
* Comportamento
na sala de aula.
10-Recuperação
A
recuperação será contínua, com retomada de conteúdos sempre que necessário.
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