sábado, 22 de junho de 2013

Plano de aula



Este plano de aula resulta de um processo de formação de professores da Rede Pública Oficial de Ensino do Estado de São Paulo, onde por meio da utilização de investigações, musica como narrativa, pretendemos que a aprendizagem da matemática torne-se significativa, levando o aprendiz a realmente construir seu conhecimento.

1-Identificação  
Professora: Ana Paula

Disciplina: Matemática

9º ano

2-Conteúdo

Potenciação: explorando a base

3-Justificativa

O ensino da matemática possibilita o desenvolvimento do raciocínio lógico, da criatividade e da capacidade de resolver problemas.O ensino da matemática tem como objetivo levar o aluno a fazer observações sistemáticas  de aspectos quantitativos e qualitativos do ponto de vista do conhecimento e estabelecer o maior número possível de relações entre eles.


4-Objetivos

A potenciação é uma operação que surge em vários problemas de aritmética, álgebra e geometria. É essencial saber interpretá-la a partir de várias situações em que a base muda não apenas de valor, mas também no tipo e na qualidade de número.


5- Estratégias Metodológicas


* Retomar o conceito de potenciação a partir de problemas de multiplicação com números naturais.Por exemplo: uma casa possui sete móveis, cada móvel tem setes gavetas, cada gaveta com sete carteiras, sendo que cada carteira contém sete notas de 1 real. Quanto de dinheiro há nessa casa, considerando que o dinheiro é guardado somente nas carteiras?

1 casa => 7 móveis => 7x7 gavetas => 7x7x7 carteiras => 7x7x7x7 reais

7x7x7x7= 74


* Desenvolver problemas com o conceito de fração em um encadeamento multiplicativo que conduza à potenciação. Pedir para que os alunos peguem um barbante cortem pela metade, e que cada uma das metades seja cortada novamente pela metade. A seguir, que as novas metades sejam cortadas ao meio, produzindo um jogo de sempre cortar pela metade o que acabou de ser cortado. Se isso ocorrer cinco vezes e definirmos o comprimento inicial do barbante como igual a L, teremos:


1/2 de 1/2 de 1/2 de 1/2 de 1/2 de L


1/2 x 1/2 x 1/2 x 1/2 x 1/2 x L = (1/2)5 x L
* A partir desses dois problemas como uma forma de exercitar o cálculo propor aos alunos a ideia de ficar mudando o valor da base. depois de uma base com um número natural e fracionário, que tal explorar os números negativos?

(-2)3 = (-2)x(-2)x(-2)= -8

(-5)2 = (-5)x(-5)=25


* Mostrar a aplicação da potenciação com bases negativas na forma decimal e fracionária:

(-0,5)= (-0,5)x(-0,5)x(0,5)= - 0,125

(-1/4)2 = (-1/4)x(-1/4)= 1/16



* Usar canção das potências para ajudar a lembrar das regras :



* Depois de cantar e interpretar a música, propor aos alunos novos exemplos de músicas ou textos que possam ser trazidos para a sala  de aula.



6- Recursos
- quadro e giz
- material xerocado 
- sala de informática
7-Competência (GIII)
* Analisar, aplicar, tomar decisão, fazer hipóteses, argumentar e apresentar conclusões.
8- Habilidade
Resolver problemas com números racionais que envolvem as operações(adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação).
9-Avaliação
* Interesse demonstrado durante a aula;
* Participação na exposição do tema;
* Colaboração com os colegas na resolução dos exercícios/ problemas propostos;
* Aplicação de conhecimentos matemáticos adquiridos anteriormente;
* Uso da simbologia adequada;
* Comportamento na sala de aula.
10-Recuperação
A recuperação será contínua, com retomada de conteúdos sempre que necessário. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário