Apenas 1 em cada 4
brasileiros domina leitura, escrita e matemática, segundo pesquisa
By Alamo | Published: 17 de julho de 2012
Apenas um
em cada quatro brasileiros atingem um nível pleno de habilidades no uso da
leitura, escrita e matemática. Esse é o resultado do Inaf Brasil 2011
(Indicador de Analfabetismo Funcional), realizado pelo Instituto Paulo
Montenegro e a ONG Ação Educativa.
(Foto:
Reprodução)
Segundo o
indicador, no ensino superior apenas 62% das pessoas são classificadas como
plenamente alfabetizadas.
A
pesquisa realizada há dez anos mostra que no período houve uma redução do
analfabetismo absoluto e da alfabetização rudimentar e um incremento do nível
básico de habilidades de leitura, escrita e matemática.
Os dados
de 2001 mostram que 47% dos brasileiros entre 15 e 64 anos apresenta um nível
básico de leitura, escrita e matemática. Em 2001, esse nível representava 34%
dos entrevistados.
Em 2001,
12% dos pesquisados eram analfabetos funcionais. Em 2011, o índice caiu para
27%. Analfabetos funcionais são aqueles que não consegue realizar tarefas
simples que envolvem a leitura de palavras e frases.
A
evolução do indicador indica que os grupos que mais avançaram em termos de
alfabetismo foram aqueles com renda de até dois salários mínimos (de 58% para
83%), seguidos por aqueles com renda entre dois e cinco salários mínimos (de
44% para 60%).
Indicador
O Inaf avalia habilidades de leitura, escrita e matemática e classifica os respondentes em quatro níveis de alfabetismo: analfabetos, alfabetizados em nível rudimentar, alfabetizados em nível básico e alfabetizados em nível pleno. Os dois primeiros níveis são considerados como analfabetismo funcional.
O Inaf avalia habilidades de leitura, escrita e matemática e classifica os respondentes em quatro níveis de alfabetismo: analfabetos, alfabetizados em nível rudimentar, alfabetizados em nível básico e alfabetizados em nível pleno. Os dois primeiros níveis são considerados como analfabetismo funcional.
A
pesquisa é feita por meio de entrevistas e teste cognitivo aplicado em uma
amostra nacional de 2.000 pessoas.
Fonte: UOL
É Rosana, esse tipo de artigo serve de alerta, pois volto a dizer a base para educação vem de casa e os pais precisam ser exemplo! O incentivo à leitura desde cedo é essencial para formar bons leitores e escritores.
ResponderExcluirÉ necessário incentivar este hábito desde os primeiros naos da infância, atualmente, existem livros da hora do banho, livros narrados, livros com sons, livros com várias ilustrações, mas é preciso que a família apresente este material para a criança para ela ir se habituando com o livro no seu cotidiano.
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